top of page

INFORMAÇÕES URBS - TRANSPORTE ESCOLAR

As empresas e pessoas físicas que prestam serviço de transporte escolar devem procurar a URBS para vistoria nos veículos e renovação do documento que garante a regularidade do serviço conforme a legislação. A URBS alerta os transportadores que estão com o documento vencido para que não deixem a realização da vistoria para a última hora, nas vésperas da volta às aulas. A procura - e também a espera pelo atendimento - aumenta muito com a proximidade do período escolar.


A fiscalização confere os itens de segurança, conforto e aparência, assim como a parte interna do veículo, como sistema de direção, freio, cintos de segurança individuais, tacógrafo, limpadores de para-brisa, saídas de emergência, extintor de incêndio, e outros.

Na parte externa são checados os amortecedores, placa, bateria, faróis, piscas, luz de freio, lanterna, espelho retrovisor e pneus. Depois da vistoria, o veículo recebe a Licença para Trafegar, um selo que fica colado do lado superior direito do para-brisa dianteiro, válido por seis meses.


Além do adesivo com a data de validade da última vistoria, os pais devem exigir ainda o Certificado Cadastral do Condutor na hora de contratar o serviço. O documento é concedido aos motoristas profissionais que têm mais de 21 anos, estão habilitados nas categorias "D" e "E", possuem pelo menos dois anos de experiência profissional, bons antecedentes e têm curso específico de condutores de veículos.

Os pais podem obter informações na URBS sobre o cadastro do veículo (Licença para Trafegar) e a habilitação do motorista (Certificado Cadastral do Condutor), bem como os prestadores de serviços mais próximos da região de cada escola.

 
 
 

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
bottom of page